domingo, 25 de novembro de 2018

O que é sūtra?



Sūtra pode ser compreendido como um formato literário caracterizado pelo agrupamento conciso de palavras chaves minuciosamente escolhidas para criar uma linha de pensamento crescente e sequencial. Os sūtra-s não formam frases e por isso não são autoexplicativos. Foram elaborados no idioma sânscrito, onde cada palavra pode assumir diferentes significados, dependendo do contexto em que está inserida e da intenção. Estas características impedem que a escritura venha a ser estudada pelo processo autodidata.
Segundo sua tradição, o processo de aprendizado do Yoga necessita fundamentalmente da instrução direta de um professor. Isto assegura a integridade de seu conteúdo e a segurança do próprio interessado. O formato conciso do sūtra também facilita a memorização da obra toda, e isto é uma característica importante já que tradicionalmente o aprendizado ocorre através de seu canto.  
Os sūtra sustenta as seguintes qualidades:
O sūtra é sucinto (Alpākṣaram), sendo formado por poucas palavras. Mesmo assim, é preciso (Asandigdham), seu conteúdo não é ambíguo. O sūtra é impregnado de significado (Sāravat), sendo uma fonte de inúmeras reflexões. Também é multifacetado (Viśvato-mukham) ou universal, direto e embasado (Astobhyam), respeitoso e educado (Anavadyam), não gerando intriga.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário