domingo, 7 de agosto de 2016

Desikachar

TKV Desikachar, um dos mais importantes professores de Yoga de nosso tempo. Uma das pessoas mais incríveis que já conheci. Era quem mais sabia, e quem menos queria provar isso.
Gostava de rir, e de nos fazer rir.
Ensinava desconstruindo, nos fazendo refletir.

Teve uma grande missão, e fez dela uma linda trajetória.

Os exemplos nunca morrem, os ensinamentos nunca morrem, mas as pessoas precisam ir.
Desikachar desencarnou hoje.



domingo, 19 de julho de 2015

Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga

Hoje tive o previlegio de assistir o filme  Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga”!!
É um filme lindo, não perca!
Hermógenes é nosso patriarca no Yoga. Sua trajetória é emocionante e o filme nos faz sentir esta emoção.
Estará no Odein, no centro de 5a a 4a apenas. Maiores informações: http://facebook.com/docherm%C3%B3genes

Você certamente irá se inspirar






domingo, 28 de junho de 2015

utthita pārśvakoṇāsana, algumas dicas


utthita pārśvakoṇāsana


Benefícios: Corrige assimetrias no quadril e gera liberdade nessa área, tonifica pernas e braços e pescoço, aumenta atividade vascular e digestão, ajuda a estimular os rins, possibilita uma grande extensão da lateral do corpo, expande os pulmões, gera espaço para o diafragma, e também trabalha a cintura escapular. Ajuda a limpar os intestinos, combatendo constipação, flatulência e disfunção urinária. Os nervos são beneficiados pelo melhoramento da circulação sanguínea. 

Contraindicação: por ser estimulante, quem possui pressão alta deve optar por variações com suporte. Também devem optar por suporte quem possui retificação na lombar e na cervical.

Observação: o joelho da perna dobrada não deve receber todo peso do corpo. Na postura final ele fica acima do calcanhar. Apoiar a mão em um bloco ajuda a estender a lateral da coluna próxima a perna dobrada, e a abrir mais o peito e a pelves. Praticar com as costas na parede, tentando esparramar a posterior do corpo nela, ajuda a concertar a  curvatura excessiva de lordose lombar, o que é muito comum. Gestantes podem evitar a fadiga apoiando o ísquio da perna dobrada em uma cadeira. Para que a gestante não pressione a barriga, é fundamental a ajuda de um suporte para elevar a mão que eventualmente iria ao chão