quarta-feira, 23 de maio de 2018

pelo mundo


Saímos de casa já faz alguns meses. Na verdade já nem temos mais casa. Casa virou uma mala. Não sei explicar a leveza que é existe em ter pouquíssimas coisas. Agora sinto que só tenho minha família, e estamos muito próximos.

Passamos pela Austrália onde ficamos um mês com meu irmão. Não sei se chorei mais na chegada ou ao ir embora. Sinto muito pela distancia que nos separa. Sempre fomos muito colados. Fazem 12 anos que ele se mudou pra lá.

A Austrália é um país incrível. Tudo lindo e limpo. Todos gentis. Parecia que a cada esquina tinha um parquinho, e todo parquinho era maravilhoso. Viajamos um pouco ao sul, surfei boas ondas (sempre com medo de tubarão), mas o foco era ficar com meu irmão e minha cunhada. As crianças o aproveitaram intensamente também.

Ao mesmo tempo que curtia o paraíso confesso que lembrava como o Brasil poderia ser diferente...a Austrália também é um país novo, com natureza selvagem e diferentes climas, mas se desenvolveu de forma diferente. Conheci muitos brasileiros por lá. Todos com saudades, mas poucos querendo voltar. Em comum existe a esperança de que no futuro nosso país amado será diferente. Esta esperança nos parece uma marca.

A Austrália é um lugar bom demais para se visitar e se viver.  Mas apesar do bom tempo, a Índia me chamava. O contraste foi grande. Chegar na índia com duas crianças seria uma experiência difícil, principalmente depois de um mês na Austrália. Gael ao entrar no taxi já sentiu a diferença. Disse que o carro estava sujo.

Mas as crianças possuem uma inteligência natural que as fazem se adaptar rapidamente. Em pouco tempo Gael já estava descalço jogando bola na rua e brincando nos parquinhos públicos sujos e quebrados com felicidade.

Acho que ele sente agora como sua vida é abençoada. Antes eu dizia que ele tinha sorte, agora ele sente isso. Observa atento as diferenças de cultura e ritmo de vida. sinto que isso será bom pra ele.

Meus estudos foram intensos. Minha professora Samgeetha não gosta de perder muito tempo e nem amolece. intensificou minha prática de pranayama. Me mandou formatar tudo que já estudamos nestes últimos 15 anos para transformar em material didático. Então tenho me dedicado a esse projeto e a estudos mais detalhados sobre minha prática e suas reações.

As crianças foram para uma escolinha e foi interessante assistir este processo. Mas Gael no fim de  abril ficou cansado da escola. Durante as manhãs eu praticava, escrevia e estudava. A tarde ia pra aula com Samgeetha rever, aprender e conversar. Fim de tarde íamos para um lugar privado que tinha brinquedos e crianças. Rapha foi muito forte em aturar essa rotina. Foi bem difícil pra nós. A índia é muito intensa. Os estudos são muito intensos e as crianças são muito intensas.

Em maio o calor em Chennai se torna em uma grande questão. A temperatura ultrapassa os 40 graus diariamente. E é úmido como o Rio de Janeiro, mas não chove nessa época.

Decidimos viajar para Bali, na Indonésia. Compramos uma passagem barata, sem direito a malas. Então nossa “casa” ficou ainda menor, se resumindo a uma pequena mochila de mão pra cada um de nós.

Em Bali moram Carol e Alvaro com a filha, Isabela. São amigos queridos de longa data que estão passando um tempo na ilha. Gael e Amora vão para a escola e adoram pois é um grande parque e tem muita liberdade. 

Os balineses são gentis e sinceros. parecem felizes com a vida que levam. seus sorrisos contagiam.  

De manhã eu pratico meus cantos, faço meus asansas e pranayamas, levo as crianças pra escola, volto e escrevo. Quando o mar está bom surfo uma hora. Almoço com a Rapha em um dos inúmeros restaurantes maravilhosos que tem por aqui e as 15:00 pegamos as crianças. Elas sempre querem ficar mais na escola. A tarde vamos ver o por do sol. De noite Rapha faz uma comidinha gostosa na cozinha improvisada e comemos no chão.

Estou feliz de mostrar esta liberdade e vida simples para as crianças. Elas parecem mais felizes assim, com menos, do que no Brasil e Austrália.

Tive a oportunidade de dar aulas pelo Skype e até que deu certo. Conseguimos terminar o estudo sobre o Yogasutra. Fizemos 4 encontros e finalizamos o curso que se iniciou em 2016.

Junho voltamos para a Índia. Foi bom ter este refresco em Bali.

Reparei que tanto na Austrália como em Bali, o Yoga é bastante popular. Mas a ênfase é nos aspectos físicos, como mais um tipo de ginastica, só que com respiração elaborada. Senti esta ênfase até mais intensa do que no Rio de Janeiro.

Acho que Bali deve ser a capital do mundo para se tirar fotos de posturas de Yoga na praia e colocar no instagram. Aqui existem lojas só com material para prática de āsana e roupas, colares, objetos decorativos que fazem alusão ao Yoga. isso é um contraste quando se vem de dois meses de estudos na Índia, especialmente na escola de Krishnamacharya que é tradicional e de Chennai, que não é uma cidade turística.

Por acaso aqui é época de promoção e me deparei com uma loja grande só dedicada ao tema Yoga escrito na vitrine:

Produtos de Yoga em promoção. Tudo que você precisa para realizar sua prática de Yoga com promoção de 50 %!

Eu achei o máximo pois me senti muito livre. eu não entrei mas a loja estava cheia de coisas lindas mas das quais eu realmente não preciso. Estamos aqui fazendo esta viagem com poucas coisas, praticando āsana e pranayama sem tapetinho de borracha, sem livros ou qualquer outro material e está sendo ótimo. olhei a loja de fora e pensei, ufa, me safei disso tudo...

Depois da índia iremos a Portugal, onde mora meu irmão menor que não vejo há mais de um ano, e meu pai, que está passando seis meses. Depois vamos para França, onde mora minha irmã com marido e filhos que eu costumo ver apenas uma vez por ano.
Além de não ter casa também não temos muitos planos. Só sei que preciso finalizar o trabalho que minha professora me sugeriu, que está se materializando em 4 livros, e que em outubro estarei no Rio e em São Paulo para dar cursos.

O resto não sabemos, estamos descobrindo...

Sobre outubro devo divulgar em breve as datas dos cursos e valores.

Um grande beijo!!!!!!!!!!!!
muito amor e leveza no coração de todos

Um comentário:

  1. que delícia ler mais sobre essa aventura!
    E resistir à 50% de desconto em loja de produtos para Yoga?! foi muito desapego!
    Que essas experiências continuem enriquecedoras.
    Por aqui outubro ainda está muiiiiiiito distante.
    bjks para os Quatro Fantásticos


    ResponderExcluir