quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A intenção do Yoga e nossa intenção em relação ao Yoga




           Atualmente existem muitos estilos e escolas de Yoga e material literário sobre este tema. Devido a esta facilidade, milhares de pessoas se envolveram com esta filosofia milenar. Isto sem dúvida é algo maravilhoso pois até o início do século XX o Yoga praticamente só existia em lugares remotos e era praticado por grupos muito específicos de pessoas. Mas é bem verdade que a popularização  do Yoga se deu muito mais em relação a algumas de suas práticas do que em relação à sua essência filosófica. Essencialmente o praticante de Yoga é aquele que interpreta sua existência através do Yoga e vê em sua rotina chances de praticar o autoconhecimento e o autocontrole. Um praticante de Yoga não é necessariamente uma pessoa que dedica algumas horas de sua rotina para realizar determinadas práticas que, por mais que possuam caráter espiritual, não interagem com os outros acontecimentos e ações do dia a dia, e muitas vezes nem geram saúde e paz de espírito.  
              É comum hoje em dia médicos recomendarem Yoga para seus pacientes relaxarem.  Algumas pessoas que precisam fazer atividade física preferem praticar Yoga a fazer musculação, por exemplo.  O fato é que muitas pessoas praticam o Yoga por diversas razões que não estão relacionadas à sua verdadeira proposta. Entre algumas que já escutei estão a busca por uma postura melhor, emagrecer, ocupar o dia com algo saudável, ter um momento de espiritualidade, dormir melhor, conquistar um método para ensiná-lo, adquirir poderes místicos ou simplesmente agradar o parceiro ou parceira. Todos estes objetivos são justificáveis mas, de fato, estariam estas pessoas praticando a verdadeira proposta do Yoga? Ou ainda, quantos de nós praticamos o Yoga pelo Yoga em si?  Entre aqueles que estudam mais a fundo, sem querer é possível mudar o rumo e focar apenas em métodos, formulas, técnicas e certificações.
              Podemos utilizar o Yoga para diversos fins. Não há mal algum em praticar apenas alguns de seus aspectos. Uma possível questão a se refletir é sobre o cuidado que talvez devamos ter para não deturpá-lo resumindo-o a certos estereótipos, nem deixar que seu verdadeiro objetivo fique preso em níveis superficiais. Afinal de contas, a proposta do Yoga diz respeito à maior de todas aquisições humanas, e não a um tipo de prática ou método.   
              Filosoficamente, o objetivo não é a prática, seja ela qual for, nem a conquista de um método, ou uma das metas citas acima. O objetivo nem é o próprio Yoga. O Yoga é apenas uma ferramenta para conquistar uma vida mais consciente e harmônica, erradicando tendências negativas e deixando que o amor, a benevolência e a calma floresçam para que consigamos alcançar o objetivo.
              O objetivo é a paz, a auto análise, o auto conhecimento e a liberação. É descobrir, aceitar e cumprir sua meta existencial. Existem inúmeras escolas e linhagens de Yoga, mas sua proposta é essencialmente a mesma. Todas elas serão maravilhosas para o praticante se estiverem adequadas e conduzindo-o ao objetivo final. Não pratique para conquistar um método, pratique para conquistar a si mesmo. Não incorpore o Yoga para ser melhor que os outros, viva esta filosofia para ser melhor do que você era no passado.
              Viva o Yoga em sua plenitude e através do Yoga trabalhe para elevar a qualidade de seus pensamentos e ações. Empenhe-se com sinceridade para  se tornar um ser mais consciente, melhor para você mesmo, para as pessoas que te cercam e para as  que habitarão o mundo no amanhã. Pratique Yoga para obter o Yoga. Mesmo sendo a iluminação, o objetivo final do Yoga, algo muito difícil, lembre-se que mesmo um pouquinho de progresso nesta direção já será, em todos os sentidos, algo de muita relevância para nossas vidas. 
              Faça aquilo que te cabe, siga o caminho que lhe é  adequado cuidando para que os desejos não mudem a diretriz, via a sua vida com plenitude e aprenda a aceitar e a curtir sua trajetória. Eu lhe desejo uma boa caminhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário