sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Hermógenes

                                                   

Hermógenes é o nosso patriarca. Ele é o professor de Paulinho, meu primeiro professor. Eles me mostraram uma nova vida. Hoje fui à comemoração de fim de ano da academia Hermógenes na Rua Uruguaiana 118. Essa foi a ultima comemoração nesse endereço. O prédio foi vendido e a academia irá mudar de local, irá para rua 1º de março. O encontro foi comovente. Netos, amigos e alunos. O lugar é simples, mas o amor e devoção são fortes. Minha avó Carminda, hoje com 93 anos, praticou ali durante alguns anos.

Hermógenes tem 90 anos, 55 envolvidos com Yoga. Conheceu o Yoga através de livros nos anos 50 e encontrou nele não só uma ferramenta para se recuperar de uma tuberculose, mas um caminho. Ele arrastou milhões de pessoas consigo através de seus livros inspiradores, seu dom de orador e principalmente por seu exemplo de vida. Começou a praticar as técnicas do Yoga no banheiro escondido dos médicos e familiares. Todos acreditavam que devido a sua doença ele teria que ficar em repouso pelo resto de sua vida, vida esta que mudou de rumo e que beneficiou milhares de pessoas. Eu fui um desses beneficiados.

A academia está fazendo 50 anos... Hermógenes perdeu o poder da oratória e a vitalidade de menino que tinha até poucos anos atrás. Presenciei isso em 2005 quando fomos ver Sai Baba na Índia. Mas ele não perdeu a graça de sorrir e de fazer os outros sorrirem. Hermógenes é um exemplo de força de vontade, devoção, doação e simplicidade. É lindo de ver como é amado e como ama. É um ser pra ser estudado e seguido. É um ser que nunca vai desaparecer...

Hoje ele nos disse: aprendam a sorrir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário