segunda-feira, 14 de maio de 2012

Exercícios respiratórios


·    Anuloma krama: processo de inalar em etapas, criando pausas durante a inalação. Exemplo simples: inalar por dois segundos, reter o ar por um segundo, continuar a inalar por mais dois segundos e reter por um segundo, enchendo por completo os pulmões, para então exalar profundo. A quantidade de pausas e a duração, tanto da pausa quanto das etapas de inalação podem variar de acordo com a capacidade do indivíduo. Exemplo mais avançado: inalar em três etapas de quatro segundos cada com retenções de quatro segundos cada( inalar 4s, reter 4s, inalar 4s, reter 4s, inalar 4s, reter 4s e exalar profundo).

Benefícios: Esse exercício respiratória ajuda a expandir a inalação pois aumenta a resistência dos pulmões e ajuda a controlar a tendência de puxar o ar de maneira rápida e forte. O fato de trabalhar a inalação ajuda a despertar a atividade mental e a circulação sanguínea, estimula o fogo interno e prepara o praticante para Prāṇāyāmas mas avançados ter que dosar a inalação ajuda a trabalhar a concentração.

Precauções: iniciantes devem começar com uma contagem pequena e apenas uma pausa.  Essa prática não é aconselhada para pessoas com enfisema, crise asmática, glaucoma, problemas de pressão alta, enxaqueca e problemas de insónia. Para aqueles que não conseguem sentar confortavelmente devem praticar deitadas.

·    Viloma krama: processo de exalar em etapas criando pausas durante a exalação. Exemplo: inalar profundo e exalar por dois segundos, reter por um, continuar a exalar por dois e reter por um, esvaziando completamente os pulmões, para inalar profundo novamente. Inúmeras combinações são possíveis, dependendo da capacidade e necessidade do praticante.

Benefícios: esse exercício explora o controle sobre a exalação e ajuda a expandi-la. Pessoas que sofrem com ansiedade, de insónia, asma e pressão alta. Ajuda a obter maior controle sobre o diafragma e músculos abdominais. Ajuda na concentração, no processo introspectivo, a relaxar e aliviar dores de cabeça.

Precauções: pessoas muito ansiosas devem começar com uma contagem baixa e pessoas com problemas de pressão devem tomar cuidado ou evitar. Pode ser praticada deitado no chão caso o praticante se sinta mais confortável.

·    Pratiloma krama: exercício que une a inalação de Anuloma e a exalação de Viloma, criando pausas durante a inalação e exalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário