segunda-feira, 26 de março de 2012

recitando o Yoga Sutra de Patañjali


A cultura milenar Indiana atravessou os séculos sendo transmitida oralmente por professors a alunos. Essa forma de ensino prepara melhor o aluno a absorver o conhecimento, trabalhando sua concentração e memória.  Em abril de 2007, iniciei com minha querida professora Sanguita Kannan o estudo da principal obra filosófica do Yoga, o Yoga Sutra de Patañjali. Como me foi explicado por ela, a primeira parte do estudo é dedicada à memorização dos sutras. O trabalho do aluno é reproduzir as palavras e nuancias melódicas exatamente como foi recitado por seu professor. Apenas após esse trabalho o professor revela ao aluno o conteudo filosófico. Já nas primeiras aulas tive a certeza de que essa prática era o passo seguinte a se tomar após  asanas e pranayamas, no intuito de trabalhar sutilmente o processo meditativo e se deparar com grandes reflexões. 

Em minha opinião, a grande concentração necessária para a memorização, assim como o cuidado com as nuancias melódicas e a vibração do idioma Sanskrito, fazem  dessa prática a ferramenta mais eficaz que já experimentei para pacificar o estado mental.

Gostaria de formar uma turma para quem tiver interesse em aprender a recitar os Yoga sutras de Patañjali, conforme a tradição de T.Krishnamacharya.

Quem estiver interessado, por favor entre em contato para fazermos um grupo. As provavelmente aconteceriam quinzenalmente em uma manhã de sábado com duração de uma hora e meia. O ideal é criar um grupo pequeno de no máximo 12 pessoas.

Quem quiser me escreva, dgkoury@yahoo.com.br
obrigado



Nenhum comentário:

Postar um comentário