domingo, 28 de junho de 2015

utthita pārśvakoṇāsana, algumas dicas


utthita pārśvakoṇāsana


Benefícios: Corrige assimetrias no quadril e gera liberdade nessa área, tonifica pernas e braços e pescoço, aumenta atividade vascular e digestão, ajuda a estimular os rins, possibilita uma grande extensão da lateral do corpo, expande os pulmões, gera espaço para o diafragma, e também trabalha a cintura escapular. Ajuda a limpar os intestinos, combatendo constipação, flatulência e disfunção urinária. Os nervos são beneficiados pelo melhoramento da circulação sanguínea. 

Contraindicação: por ser estimulante, quem possui pressão alta deve optar por variações com suporte. Também devem optar por suporte quem possui retificação na lombar e na cervical.

Observação: o joelho da perna dobrada não deve receber todo peso do corpo. Na postura final ele fica acima do calcanhar. Apoiar a mão em um bloco ajuda a estender a lateral da coluna próxima a perna dobrada, e a abrir mais o peito e a pelves. Praticar com as costas na parede, tentando esparramar a posterior do corpo nela, ajuda a concertar a  curvatura excessiva de lordose lombar, o que é muito comum. Gestantes podem evitar a fadiga apoiando o ísquio da perna dobrada em uma cadeira. Para que a gestante não pressione a barriga, é fundamental a ajuda de um suporte para elevar a mão que eventualmente iria ao chão

Nenhum comentário:

Postar um comentário